segunda-feira, julho 04, 2005

Os Dentes do Dragão - Oswald de Andrade

Os Dentes do Dragão - Oswald de Andrade

A história da literatura ocidental é rica de publicações reunindo depoimentos de artistas e intelectuais. Destacam-se no âmbito da vanguarda européia as famosas entrevistas com Duchamp e Breton, ainda não traduzidas no Brasil.

Para os jovens leitores de Oswald a divulgação de suas entrevistas foi oportuna na medida em que os textos escolhidos retratam o envolvimento do escritor no cenário cultural brasileiro; oferecem um panorama de suas idéias em torno dos assuntos mais palpitantes da época; revelam o interesse da imprensa pela obra do Autor do Miramar e a disposição dos entrevistadores em empreender revisões do movimento modernista.

O leque dos temas abordados e o período dos textos recolhidos cobrem uma faixa muito ampla.A seleção parte de 1924 até a última entrevista realizada com o escritor, poucos dias antes de sua morte: um verdadeiro mural narrando a trajetória intelectual de Oswald e também proporcionando aos leitores atuais um panorama histórico, político e literário do país. Montado com uma breve apresentação, este volume além de fornecer textos estabelecidos com o cuidado de preservar as marcas peculiares à linguagem jornalística, oferece para cada entrevista um conjunto de notas.

Foi publicado em 1990, ano do centenário do velho antropófago, pela Editora Globo, inaugurando a coleção das Obras Completas, com várias reedições.